500 Anos da Vila de Arcos de Valdevez 500 Anos de História a olhar para o Futuro

Fez 500 anos que o Rei D. Manuel I outorgou o título de Vila a Arcos de Valdevez.
Foi no dia 4 de julho de 1518, que ocorreu esta efeméride, conforme documento existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e integra a edição “Foral de Valdevez”. Este ato ocorreu passados 3 anos do Rei D. Manuel I ter atribuído o Foral a Valdevez em 1515.
Como referiu o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, esta data é motivo de orgulho e reforço da identidade arcuense.
“Partilhamos este momento de celebração da nossa História. Pretendemos reafirmar o valor, a força e a vontade da nossa gente em querer o melhor para Arcos de Valdevez. (…) Este é o desafio de quem reflete sobre o passado e perspetiva um futuro em prol da nossa Terra, envolvendo todos os arcuenses, os que cá vivem e os que estão pelo mundo“, adianta, referindo também que “Somos de uma Terra bonita, acolhedora, rica em tradições, com modernidade e vivacidade. Com o entusiamo de todos, vamos continuar a construir o Futuro de Arcos de Valdevez onde Portugal se Fez, Faz e Fará.”
De referir ainda que de forma a assinalar a data e este momento de festa, foi feito pelo executivo municipal o hastear das bandeiras.