Festas de N.ª Sr.ª da Lapa uniram arcuenses

De 4 a 12 de agosto, realizaram-se na vila de Arcos de Valdevez as Festas Concelhias – as Festas de Nossa Senhora da Lapa. Uma semana em que o concelho reviveu tradições, valorizou o património cultural e deu relevo às suas raízes. Durante 9 dias, as ruas engaladas a preceito, foram alvo de uma grande afluência de pessoas, as quais vieram à sede do concelho para participar e assistir às atividades realizadas.
Nas festas, a Vila trouxe à tona as tradições, os usos e costumes desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, as Tasquinhas, momentos musicais variados, entre muitas outras atividades.
O Cortejo Etnográfico envolveu Juntas de Freguesia e Associações do concelho e mostrou aquilo que de mais genuíno cada localidade possui, trazendo até ao Campo do Trasladário figurantes vestidos a preceito e um pouco da cultura e história de cada freguesia participante.
O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, relevou o empenho e esforço de todos os envolvidos para mostrarem o que de mais autêntico existe no concelho, elogiando também todos os carros alegóricos.
A Festa das Rusgas e o Concurso Malha-Malha de Bombos também voltaram a atrair multidões para as ruas e a animação foi uma constante, com vários grupos a “desfilarem” pelas várias artérias da vila, proporcionando uma confusão saudável e alegre.
Já no domingo à tarde, a Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, dois dos pontos altos das festividades, reuniram inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa.
A Festa do Rio com Barcos Alegóricos, cujo tema foi “Portugal na Eurovisão”, voltou a fazer as maravilhas de todos espetadores.
Este desfile, organizado pelo Municipio, e cujos barcos alegóricos são elaborados pelo artista arcuense José Mokuna, é já uma marca das festividades, sendo um espetáculo de cor, luz e som procurado por muitos. As margens do rio Vez ficaram repletas por uma moldura humana, composta pelos milhares de pessoas que se deslocaram até Arcos de Valdevez para o poderem ver.
As tasquinhas no Trasladário e o Festival ínsua do Vez Summer Sessions continuam a ser outras das apostas bem conseguidas pela organização pois proporcionaram muita festa às pessoas e aos jovens em particular.
As festividades são organizadas pela Associação de Festas Folia, com o apoio do Municipio de Arcos de Valdevez.
Para o ano regressam, e com elas a nossa comunidade emigrante que se junta à residente para viver momentos de afeto, amizade e diversão.